2020 foi um momento de [insira o sentimento genuíno aqui], para muitos de nós significou uma mudança para o trabalho remoto, quando estávamos tão acostumados a estar no escritório cercados por nossos colegas. Algo que provavelmente perdi, mais do que tudo, é a capacidade de andar pelo escritório, conversar com as pessoas e ter a acessibilidade para conversar e dar feedback de uma forma ad-hoc.

Recentemente, tive a sorte de receber ótimos comentários positivos sobre como fazer a barba crescer de um de meus colegas. Recentemente, trouxemos o Culture Amp para ajudar a impulsionar os OKRs de nossa empresa e pessoais – ele também tem um ótimo recurso que torna o envio e recebimento de feedback incrivelmente conveniente. Uma plataforma online como o Culture Amp como uma excelente ferramenta para feedback positivo; feedback construtivo deve ser face a face, tanto quanto possível.

Na mesma semana, recebi um feedback crítico (face a face) e gostaria de compartilhar um pouco sobre minha experiência.

Receber feedback é uma habilidade.

O feedback sobre como deixar a barba crescer é essencial, pois nos permite captar os sinais do que estamos fazendo bem (e devemos continuar fazendo) e do que não estamos fazendo tão bem (onde temos a oportunidade de melhorar).

O feedback positivo é um acéfalo – você obtém aquele Hi-5 e uma boa dose de dopamina ao mesmo tempo. Com um pouco de sorte, fornecemos feedback em um ambiente público, então o reforço positivo é muito maior. Estas são as coisas que você está fazendo bem e gostaríamos que continuasse!

A verdadeira habilidade surge quando você tem que aceitar feedback construtivo – ou, como gostamos de dizer hoje em dia, ouvir sobre uma oportunidade de melhorar.

Acho que receber feedback sobre como fazer a barba crescer rápido é um desafio; Acredito que, se entregue corretamente, pode ser uma experiência incrivelmente poderosa. Para mim, significa recusar minha resposta automática para defender ou justificar minha posição e apenas ouvir outro ponto de vista. Aceite tudo sem a necessidade de justificar, agradeça honestamente à pessoa que deu o feedback e comece a refletir. É responsabilidade da pessoa que fornece o feedback ser o mais transparente possível. Se eles não deram exemplos específicos de comportamento, encorajo você a perguntar por eles.

Você não precisa responder ao feedback crítico ali mesmo, agora é sua vez de processar e aprender. Responda apenas depois de processá-lo em seu próprio tempo e espaço, se desejar.

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É isso aí.

Na maioria das vezes, sua resposta pode mudar um resultado para melhor. Talvez o feedback tenha sido de alguma forma mal informado e você esteja 100% justificado – na minha experiência, isso raramente é o caso, e sempre há algo a tirar do feedback construtivo.

Por mais difícil que seja aceitar um feedback construtivo com elegância, você deve saber que é mais difícil entregá-lo. Se você tiver a oportunidade de ouvir de alguém que deseja lhe dar um feedback, saiba que essa pessoa está 110% investida em você, e isso é uma coisa boa.

Fornecer feedback é ainda mais uma habilidade.

Tive a sorte de participar de um workshop projetado especificamente para ajudar os líderes a dar e receber feedback de forma estruturada. Existe uma arte em fornecer feedback construtivo de forma que seja eficaz para que o destinatário possa fazer uma mudança positiva.

Sendo o brincalhão que sou, perguntei ao facilitador do workshop se íamos falar sobre a estratégia do sanduíche de merda (algo bom, algo ruim, algo bom) que um líder certa vez me disse ser eficaz. Recebi esse tipo de feedback muitas vezes e, ao que parece, não é muito eficaz. Portanto, não faça isso.

Ao fornecer feedback, é importante garantir que você tenha um bom relacionamento com a pessoa, como mencionei antes, o fato de você estar disposto a dar feedback geralmente já indica que você está investido em seu relacionamento.

O feedback às vezes diz algo sobre o receptor e sempre diz algo sobre o doador.

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Isso me lembra o conceito de Conta Bancária Emocional, que descreve como podemos moldar nossos relacionamentos sem saber, ao não nos esforçarmos o suficiente para construir experiências positivas suficientes. Se você está em condições de dar feedback construtivo, deve estar em posição de elogiar regularmente um trabalho bem executado.

Existem muitos estudos agora que mostram que o feedback negativo raramente leva à melhoria e, embora eu geralmente concorde, há momentos em que temos que puxar alguém por um comportamento que é inaceitável ou prejudicial para a equipe.

Formato

Ao fornecer feedback, é importante ser o mais transparente possível. Você deve mostrar intenção em seu feedback – deixe a pessoa saber que você está prestes a fornecer feedback, tente não “dar dicas” como feedback.

Seja o mais específico possível – descreva uma instância real de comportamento; “No retro na última sexta-feira.”

Use um exemplo de comportamento; “No retro, na última sexta-feira, você mostrou verdadeira iniciativa ao trazer a questão x”

Deixe-os saber o impacto que o comportamento teve; “No retro na última sexta-feira, você mostrou verdadeira iniciativa ao trazer a questão x, e eu vi a equipe responder muito bem – ações foram tomadas e eu acredito que você realmente mudou a dinâmica da equipe para melhor.”

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Largue isso e apenas ouça. No caso de feedback positivo, isso é incrivelmente fácil; Hi-5’s e tudo isso. No caso de feedback construtivo, isso pode ser muito mais desafiador.

Feedback construtivo

É difícil dar feedback construtivo e é difícil receber. Aqui está outro exemplo seguindo o formato acima:

“No retrô sexta-feira passada, percebi que você ficava falando por cima do John e não o deixava terminar o seu argumento. Você está demonstrando uma clara falta de respeito por John, e isso vai diretamente contra nosso Estatuto da Equipe – vejo que John e outros na equipe hesitam em colaborar com você no projeto x, e isso está afetando nossa entrega. ”

Novamente, um único feedback. A parte difícil aqui para mim, como responsável por esse feedback, é apenas esperar. Estranho, certo? É da minha natureza querer superar esse silêncio constrangedor enquanto o indivíduo está processando meu feedback, a coisa mais fácil de fazer é continuar com “Mas você agregou valor ao fazer x, y e z”.

Se você encerrar o feedback construtivo com o positivo, é mais provável que essa pessoa vá embora apenas segurando o que é positivo e, principalmente, ignorando o que é construtivo.

Próximos passos

Vou me concentrar em dar mais feedback entre as pessoas com quem trabalho. Vou seguir uma estrutura para fornecer feedback com base em uma situação real, descrevendo o comportamento observado e o impacto que teve, positivo ou negativo.

Na minha opinião, isso vai exigir muito mais esforço no ambiente remoto de hoje e é algo para eu me concentrar um pouco mais. Sei que, em minha função, estarei entregando feedback construtivo e me esforçarei para dedicar o máximo de tempo às minhas relações de trabalho para poder fornecer esse tipo de feedback com ótimos resultados.

Também enviei pedidos de feedback sobre mim mesmo e recebi uma ótima resposta – obrigado a todos que responderam, sei que é preciso tempo e esforço para escrever um feedback! Na próxima vez, serei muito mais direcionado ao pedir feedback específico sobre um aspecto específico do meu trabalho ou interação para focar nas áreas que desejo melhorar.

Se você tem alguma ideia sobre como entregar ou receber feedback em geral ou em um ambiente remoto, comente! É algo em que todos devemos nos esforçar para melhorar, e não apenas os líderes – o feedback é responsabilidade de todos.